O texto ora apresentado foi produzido entre os anos de 1994 e 1995, como resultado de ampla pesquisa realizada pelo poder público municipal, através de sua divisão de Patrimônio Histórico. O projeto, denominado “Memória dos Bairros”, visava principalmente ao levantamento de dados e à conversão destes num formato escrito que permitisse ao leitor conhecer a trajetória histórica da Vila Operária.
Quando aparecem no texto expressões do tipo “hoje em dia”, “atualmente”, “agora”, ou qualquer conotação de presentismo, deve-se levar em conta o momento da produção da obra. Optou-se pela manutenção da forma como foi elaborada na época, sem alterar nenhuma palavra, garantindo assim sua autenticidade.
Muitas informações contidas no trabalho não resistem à comprovação atual, porquanto ocorreram nesse período de 6 ou 7 anos (distância temporal entre a pesquisa / redação e a publicação) inúmeras transformações no bairro, desde mudanças nos nomes de estabelecimentos comerciais até sua completa erradicação da vila. Esse fenômeno comprova a mais importante tese detectada na pesquisa, que é a incrível velocidade de alterações visuais processadas na Zona 03. Nada é permanente, tudo está sujeito a mover-se no tempo e no espaço, e apreender essa mobilidade é o nosso desafio, exercício não tão simples.
Para concluir, alerta-se ao leitor que a história da Vila Operária é muito maior que a apontada pela publicação. Mas o lapso temporal (1947 – 1995) abordado, embora sem esgotara riqueza de informações, traz à tona alguns aspectos reveladores dessa região.
fonte:
Memória dos Bairros – Vila Operaria
Prefeitura do Municipio de Maringá –
Secretaria da Cultura
Gerência de Patrimônio Histórico