Chinelo…

        Chinelo…

chinelo, também chamado de chinela,[1] rasteira ou rasteirinha, é um tipo de sandália tipicamente usado como uma forma de artigo de vestuário. Ele consiste em uma sola chata segurada folgadamente no pé por uma tira em formato de Y que passa entre os primeiro e segundo dedos do pé e ao redor de ambos os lados do pé ou pode ser uma base dura com uma tira ao redor de todos os dedos.

Este estilo de calçado tem sido usado pelos povos de várias culturas ao redor do mundo, e existe desde os egípcios antigos em 1500 AEC.

Alguns chinelos apresentam uma tira bifurcada com origem entre o dedão e o indicador do pé e se estendem aproximadamente por 11 centímetros até as laterais do pé. Outros chinelos são formados apenas por uma tira, de largura variável, que passa sobre o peito do pé.

Muitas vezes, os chinelos são calçados de uso doméstico, durante os dias quentes, especialmente no verão, ou como acompanhamento do traje de dormir. Podem, também, compor parte do traje de banhistas, na ida à praia ou na beira da piscina.

É um importante calçado no contexto da moda do dia a dia, principalmente em cidades litorâneas e com clima quente. Suas principais características são os dedos de fora, sem salto, e sem tiras no tornozelo.