Estudo revela declínio na qualidade dos resultados de pesquisa
O Google há muito domina o mundo da pesquisa online. No entanto, um novo estudo sugere que o gigante das buscas pode estar escorregando quando se trata de fornecer resultados de qualidade aos usuários.
Pesquisadores da Universidade de Leipzig, da Bauhaus-University Weimar e do Centro de Análise de Dados Escaláveis e Inteligência Artificial concluíram recentemente um estudo de um ano analisando resultados de pesquisa não apenas do Google , mas também do Bing e do DuckDuckGo. O estudo analisou especificamente pesquisas de análises de produtos – uma área de preocupação crescente. Os resultados confirmam o que muitos pesquisadores frequentes notaram: os principais resultados para consultas de produtos estão cada vez mais repletos de conteúdo de baixa qualidade de sites focados em algoritmos de busca de jogos.
O problema decorre em grande parte do surgimento do marketing de afiliados. As publicações online dependem fortemente de links afiliados para monetizar seu conteúdo. Quando os usuários clicam em um desses links e fazem uma compra em um site como o Amazon, o site de referência recebe uma pequena comissão. Esse modelo de negócios levou a uma explosão de análises rápidas de produtos e artigos resumidos com o objetivo de direcionar o tráfego de afiliados, em vez de fornecer informações úteis.
Os autores do novo estudo analisaram mais de 7.000 termos de pesquisa de produtos e descobriram que as páginas com melhor classificação pelo Google e outros tinham maior probabilidade de serem carregadas com links afiliados e conteúdo de qualidade inferior. Essencialmente, os sites focados na otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) e não no valor do editor estão vencendo a batalha pela proeminência.
O Google tem lutado contra esses jogadores de SEO, ajustando constantemente seus algoritmos para detectar e rebaixar conteúdo afiliado de baixo valor. “SEO é uma batalha constante e vemos padrões repetidos de spam de revisão entrando e saindo dos resultados à medida que os mecanismos de pesquisa e os engenheiros de SEO se revezam para ajustar seus parâmetros”, escreveram os pesquisadores.
No entanto, o estudo concluiu que estas mudanças apenas levaram a melhorias temporárias. Os spammers de SEO eventualmente encontram novos truques para vencer o sistema.
Embora os resultados pintem um quadro sombrio, o estudo encontrou uma fresta de esperança para o Google. Embora tenha perdido terreno nas pesquisas de produtos, o Google ainda teve um desempenho significativamente melhor do que os concorrentes Bing e DuckDuckGo. A qualidade da pesquisa de produtos do Google também melhorou ao longo do período do estudo.
Quando apresentado o estudo, um porta-voz do Google reconheceu os problemas com o destaque do conteúdo afiliado, mas argumentou que os resultados não refletem a qualidade geral da pesquisa do Google. “Este estudo específico analisou estritamente o conteúdo de análises de produtos e não reflete a qualidade geral e a utilidade da Pesquisa para os bilhões de consultas que vemos todos os dias”, disseram eles ao Gizmodo em comunicado. O porta-voz destacou que o Google lida com bilhões de consultas todos os dias em uma ampla variedade de tópicos. No geral, eles acreditam que os resultados do Google continuam sendo os melhores da categoria.
No entanto, a crescente pesquisa sobre a queda na qualidade da pesquisa de produtos está alinhada com um consenso mais amplo de especialistas. Muitos analistas argumentam que a qualidade dos resultados de pesquisa degradou-se nos últimos anos, à medida que o Google enfrenta as limitações de escala.
fonte: https://indianexpress.com/