Quais os benefícios da meditação
Muitos estudos científicos já comprovaram que a meditação promove bem estar emocional e físico. Confira abaixo os principais benefícios da meditação
- Reduz o estresse
O estresse físico e mental produz um efeito nocivo de perturbação do sono, depressão, ansiedade e até aumento da pressão arterial.
A meditação atua não só nesses efeitos, mas também em sintomas relacionados ao estresse, como a síndrome do intestino irritável, transtorno de estresse pós-traumático e fibromialgia.
- Diminui a ansiedade
Exercícios de atenção plena e meditação podem ajudar a diminuir os sintomas de pessoas que possuem o transtorno de ansiedade generalizada , juntamente com o aumento de auto-afirmações positivas, melhorando a reatividade ao estresse.
- Melhora sintomas da depressão
Algumas formas de meditação podem levar a uma melhor autoimagem e a uma visão mais positiva da vida, reduzindo sintomas de depressão e sentimentos de desmotivação e tristeza.
- Aumenta a atenção
A prática de meditação pode reverter padrões no cérebro que contribuem para divagações, preocupações e perda de foco, ajudando a aumentar a força e a resistência da atenção.
- Reduz a perda de memória
Além de combater a perda de memória relacionada à idade, a meditação pode, pelo menos parcialmente, melhorar a memória em pessoas que possuem demência.
- Melhora o sono
Uma variedade de técnicas de meditação pode ajudar a relaxar e controlar os pensamentos que podem interferir no sono. Isso pode reduzir o tempo necessário para adormecer e aumentar a qualidade do sono.
- Pode diminuir a pressão arterial
A pressão arterial diminui não apenas durante a meditação, mas também com o tempo em indivíduos que meditam regularmente. Isso pode reduzir a pressão sobre o coração e as artérias, ajudando a prevenir doenças cardíacas.
- Ajuda a controlar a dor
A meditação pode diminuir a percepção de dor no cérebro. Isso pode ajudar a tratar a dor crônica, quando usada para complementar os cuidados médicos ou fisioterapia