Como começar a meditar
- Estipule um melhor horário no seu dia para meditar. Para conseguir manter esse hábito com frequência, estabeleça um limite curto de tempo. A dica é começar programando seu relógio para despertar após 5 minutos, por exemplo.
- Tenha um ambiente tranquilo para praticar, que te deixe longe de distrações. Prepare um espaço confortável e use roupas que garantam isso também.
- Você pode colocar músicas para tocar enquanto medita, que façam você sentir uma atmosfera serena. Acender algumas velas também pode ser um atrativo adicional.
- Não se cobre por nem sempre conseguir se concentrar completamente, distrações são normais. A dica é permitir que qualquer pensamento venha sem se aprofundar em nenhum.
Meditação guiada, guia básico de meditação
Para iniciar a prática, o recurso de meditação guiada pode ajudar na concentração de iniciantes. A meditação guiada costuma ser conduzida pessoalmente ou por aplicativos, em que são disponibilizados sons e instruções verbais.
Confira um guia básico para meditar sozinho e comece ainda hoje a prática:
- Sente em uma posição confortável.
- Estipule para si mesmo um tempo para meditar entre 5 a 10 minutos.
- Neste período, feche os olhos e concentre-se na sua respiração. Permaneça a sua atenção no ar entrando e saindo.
- Quando a sua mente divagar, simplesmente perceba a distração e, gentilmente, traga a atenção de volta para a respiração. Repita quantas vezes precisar.
- Quando o tempo acabar, abra suavemente os seus olhos e mexa com calma seus braços e pernas.
- Por fim, antes de levantar, observe o seu corpo e pensamentos depois da prática. Perceba-se mais presente, equilibrado e tranquilo.
Conclusão
A meditação é um exercício de conexão do corpo e da mente. Em momentos de maior ansiedade e introspecção, como é o caso do isolamento social, essa prática é essencial para o bem-estar emocional e físico e pode ser feita a qualquer momento, em qualquer lugar.