1. Evite a ‘síndrome do Superman’
A primeira dica para os empresários é perceber que você não pode fazer tudo sozinho. Muitos empreendedores têm a ‘síndrome do Super-Homem’ – a sensação de que você mesmo deve cobrir todos os aspectos do seu negócio., Mas essa é a abordagem errada, explica o treinador de empreendedores Jake Smolarek: “A delegação é a habilidade número um dos empreendedores”.
O coach de negócios e executivos Phil Drinkwater concorda: “Você precisa dar às pessoas a autoridade para resolver os problemas sozinhas. Temos um excelente software para gerenciamento de tarefas. Os tipos de ferramentas a que temos acesso hoje podem fazer uma diferença muito, muito grande tanto para a produtividade das pessoas quanto para sua propriedade.”
Há outra armadilha na síndrome do Superman que vai além de evitar a delegação. “O empreendedorismo pode ser solitário”, diz Smolarek. “Quando trabalho com empreendedores, muitas vezes eles não têm com quem conversar.” Ao formar uma equipe em que você pode confiar, você não apenas melhorará seus negócios, mas também descobrirá possíveis benefícios para a saúde mental.
2. Contrate bem
Você pode sentir que seu tempo é melhor gasto em outro lugar, mas contratar corretamente pagará dividendos. Você só pode delegar quando tiver a equipe certa. E para fazer isso, você precisa criar uma estratégia de contratação que funcione.
“As pessoas se retraem na hora de contratar. Eles possa fazer uma entrevista de meia hora e decidir com base nisso, e apenas perguntar sobre a tarefa e não a pessoa”, diz Drinkwater. Mas essa abordagem resultará em tantas contratações malsucedidas quanto em contratações bem-sucedidas, o que é caro para qualquer empresa.
Então, como você pode evitar que isso aconteça? Após os aspectos mais tradicionais do processo, como uma ligação inicial, uma entrevista aprofundada e um teste de habilidades, a Drinkwater recomenda convidar o candidato de volta para conhecer a equipe.
“Você não quer que a pessoa apareça e em dois dias decida que esta é a empresa errada para ela. Deixa ele conversar com a equipe, deixa a equipe fazer perguntas, se conhecer um pouco. Entrevistar é um processo de mão dupla – eles também estão entrevistando você.”
3. Conheça seus clientes
Colocar sua casa em ordem é metade da batalha…. Mas tão importante é como você interage com seus clientes e clientes.
“Muitos empreendedores e donos de empresas cometem o grande erro de pensar que todos são seus clientes”, diz Smolarek. “Mas se todo mundo é seu cliente, então ninguém é seu cliente.”
Isso é um grande problema ao entrar em uma recessão. “O que tendeu a acontecer na última recessão foi que as pessoas se concentraram muito no valor que estavam obtendo”, explica Drinkwater. Se você não sabe quem são seus clientes, terá dificuldade em entregar o valor que eles esperam.
“As empresas em 2023 precisarão adotar uma abordagem mais focada no cliente. Que valor você está realmente entregando a essa pessoa?” Drinkwater continua. “As pessoas não procuram seus clientes regularmente, mas isso se tornará particularmente importante em 2023, à medida que as pessoas se concentrarem mais em gastar dinheiro com o que realmente faz a diferença em suas vidas.”
Obter esse feedback direto de seus clientes lhe dará a melhor ideia do que você precisa mudar para maximizar o valor oferecido, em um momento em que os orçamentos permanecem apertados em todo o país.
4. Não atrapalhe seu negócio
O sucesso em 2023 também pode envolver você, como proprietário de uma empresa, fazendo uma autorreflexão difícil. “Podemos não gostar dessa resposta, mas somos nós que sempre nos seguramos”, diz Drinkwater.
De acordo com Drinkwater, os empresários muitas vezes acabam trabalhando dentro de suas fraquezas e não atendendo às suas próprias necessidades como pessoas, levando a emoções negativas e resultados de trabalho negativos.
“Entender-se e ter mais consciência pode levar você a melhores decisões e emoções mais calmas. Se, por exemplo, você é uma pessoa pouco criativa ou que não gosta de criatividade, mas seu negócio exige isso, você precisa começar a buscar outras formas de fazer isso acontecer”, explica.
Pense em quais áreas do seu negócio você luta, ou não gosta, e como isso pode estar atrasando sua empresa. Resolver esses pontos fracos e tomar as medidas necessárias para resolvê-los pode muito bem ser o segredo para expandir seus negócios em 2023.
5. Aceite cometer erros
Embora entender a si mesmo e às suas necessidades como proprietário de uma empresa possa ajudá-lo a cometer menos erros, tão importante quanto você lida com os erros cometidos.
Smolarek incentiva os proprietários de empresas a tomar decisões mais rapidamente, mesmo que isso leve a um erro: “Se você não decide porque está procrastinando, na verdade, está tomando a decisão de procrastinar. Uma decisão errada lhe dá feedback. É a palavra com F errada – não falha, mas feedback.”
Abraçar seus erros significa acabar com a ideia de perfeição. Em vez disso, você deve buscar a excelência. E como diz Smolarek: “Como você pode ser excelente em alguma coisa? Você comete erros, falha e, de repente, consegue. Você só tem que ter sucesso na última vez.”
O ano passado foi difícil para as empresas e 2023 pode ser ainda mais difícil. Então, como você pode garantir que sua empresa tenha o melhor desempenho possível diante da ladainha de desafios do ano novo? Abaixo estão 5 dicas para ajudá-lo a ter sucesso em 2023.